6 de set. de 2013

Touro de rodeio

Em vez de sacrificar, tratamento. Uma faculdade privada de São José do Rio Preto (438 km de SP) passou a desenvolver em seu curso de veterinária um atendimento ambulatorial a touros de rodeio.
       Considerado pioneiro no tratamento de lesões em touros de rodeio, o hospital veterinário da Unirp (Centro Universitário de Rio Preto) convive diariamente com bois com lesões musculares ou ortopédicas.
Diretor da unidade, Halim Atique Netto afirmou que um dos objetivos é evitar que os animais sejam abatidos.
São avaliadas as condições sanitárias, clínica, fisioterápica, de transporte e manejo da boiada. "Antes, uma lesão poderia resultar no abate. Hoje tratamos e aumentamos a vida útil dos touros, o que é melhor para seus donos."
O trabalho, de acordo com ele, já existia com o gado de elite, mas é novidade nos rodeios, e hoje é procurado por ao menos oito tropas.
Sobre o avanço da genética no setor, diz que a busca é pela melhora do pai e da mãe. "Antes, os estudos visavam somente os pais, e a mãe quase nunca era conhecida. Hoje são produzidos filhos a partir da origem genética, para obter o melhor potencial."
Outro ponto trabalhado é a fertilização in vitro. "Os animais eram escolhidos em meio a uma grande boiada, e cada vez mais era difícil ter bons animais. Agora é um caminho sem volta", disse.

Nenhum comentário:

Comente Aqui !!

Rodeio-Onde-Tudo-comeca

So quem participa sabe oq e rodeio